O presidente da Câmara Municipal, vereador Isaac Antunes (PL), voltou a visitar, na manhã desta quarta-feira (4), o local que ontem estava tomado por lixo e materiais descartados de forma irregular na rua Japurá, altura do número 1481, no Ipiranga. Após intervenção do parlamentar na Câmara, a situação se transformou.
“Foi feita a limpeza do local em menos de 24 horas, o cenário já é outro depois que protocolei um documento pedindo explicações à prefeitura, e acionei os demais vereadores para a abertura de uma CPI que vai investigar a empresa responsável pela prestação dos serviços de coleta”, afirmou Isaac.
Na ocasião da visita anterior, o vereador havia registrado imagens do local, que se encontrava em péssimas condições, com acúmulo de resíduos. A situação gerou indignação pois, segundo os moradores, funcionários da empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos na cidade, despejaram vários objetos num terreno baldio que fica nos fundos de uma empresa de bebidas.
No documento citado pelo chefe do Legislativo, Isaac solicita informações junto à Secretaria de Infraestrutura, responsável pelo contrato com a Estre. São exigidos o itinerário de todos os caminhões da empresa nos últimos 30 dias, - rastreamento por geolocalização de cada veículo que esteve empenhado na coleta de resíduos e a relação de todos os relatórios feitos pelos fiscais do contrato com a empresa nos últimos dois anos.
A Comissão Parlamentar de Inquérito já tramita na Câmara após protocolo e assinatura dos demais parlamentares. A reunião de instalação deverá acontecer na semana que vem, com data a ser definida.
“Um absurdo, um contrato que passa dos 80 milhões de reais por ano, e a empresa responsável pela gestão desse material tem infringido a lei, com descarte de maneira errada. Provavelmente na próxima sessão da Câmara já vamos abrir essa CPI e dar andamento para fazer justiça ao dinheiro do povo”, finalizou.